Grupo de Pesquisas LILIPO - Retorno às atividades: 3º COEL - Colóquio Regional de Estudos Literários

Publicado em: 17/09/2019 14:31:28

Como parte das atividades normais do LILIPO pretendemos realizar, em abril de 2020, a terceira edição dos Colóquios de Estudos Literários


O 3º COEL - Colóquio Regional de Estudos Literários que deveria acontecer nos dias 27 e 28 de abril de 2020 foi cancelado devido ao surto de covid-19 que se abateu sobre o país.

Quando da realização dos nossos eventos as submissões de trabalhos, os resumos das comunicações e propostas de minicursos devem ser enviados somente para o e-mail: eventos.lilipo@gmail.com.  Aproveitamos para lembrar que nossos eventos são gratuitos, não há qualquer nenhuma forma de cobrança, pois os eventos do grupo são autosustentados e tem custo zero.

Nos anos anteriores, o grupo também organizou os CCLLP - Colóquios de Culturas e Literaturas de Língua Portuguesa que era o evento específico dentro da temática do GP-LILIPO, cuja realização dava-se nos meses de outubro de cada ano, chegando até a sua quarta edição, como os colóquios são atividades, administrativamente, muito trabalhosas, optamos por não mais oferecer essa modalidade. No COEL são aceitas comunicações que tratam de estudos de Literaturas Vernáculas e Modernas, Teoria e Crítica Literárias, Estudos Comparados, História e Artes. Sendo assim não é necessário a realização de dois eventos num mesmo ano, abrindo-se espaços para a participação em outros eventos.

Tanto os CCLLP como os COEL foram idealizados visando uma postura didática, pois a sua finalidade principal era/é de oportunizar ao seu público alvo o contato e a vivência de participação em eventos acadêmicos desde os primeiros semestres da graduação, porque quando da criação desses eventos não havia na região nenhuma iniciativa institucionalizada desse tipo que permitisse que pudessem apresentar propostas de comunicação: professores, alunos dos grupos de pesquisa de estudos literários, de Pibic, Pibid e dos PPG dos Mestrados, mesmo porque os ppg's são muito recentes  na Unir e ainda se encontram em fase de estruturação.

A distância dos grandes centros e o parcial isolamento da cidade de Porto Velho demandava ações nesse sentido, assim o grupo assumiu esse compromisso e agora está retomando essa atividade.

O COEL acontece somente fora dos horários letivos do DLV-Deprtamento de Letras Vernáculas para que não prejudique o calendário anual e que as presenças sejam espontâneas, cumpre destacar que nos anos anteriores foram acolhidos em grande número o público discente do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas, do campus da cidade de Humaitá, distante 200 km, também foram registradas participações oriundas da Universidade federal do Acre, do campus da cidade de Rio Branco, distante 500 km de Porto Velho.  

Tanto dos COEL como CCLLP iniciou-se uma radição de publicação dos cadernos de resumos com ISSN, que será mantida e ampliada para a publicação dos seus anais no decorrer do ano.

Cabe destacar que o 3º COEL marcaria os 15 anos de criação do grupo de pesquisas, mas teve que ser cancelado, sendo assim, este evento seria comemorativo dessa longevidade. O GP-LILIPO assim como qualquer outro grupo de pesquisas fora dos grandes centros sofre com a falta de incentivos, mas mesmo assim, vem mantendo uma postura combativa e vem assegurando a realização dessas atividades acadêmicas em que os maiores favorecidos são os alunos, que participam desde a organização, realização e apresentação de comunicações orais, pois não há a modalidade de posters, assim os discentes dos variados níveis são obrigados a produzirem textos com maior profundidade e complexidade.

Nessa perspectiva de ser um campo para experiências práticas, as atividades do GP-LILIPO quanto aos colóquios permitiu que o 2º COEL fosse dirigido e organizado pelo ex-mestrando Uryelton de Sousa Ferreira, secundado pelos graduandos do grupo de pesquisa, chegando, meritoriamente, a um resultado de muita qualidade.

 

Fonte: Grupo de Pesquisa LILIPO